Diego de Lima Barcellos é um avançado de 24 anos que cedo começou a dar nas vistas no futebol brasileiro. Em 2003 estreou-se na equipa principal do Internacional de Porto Alegre, fazendo parte de um tridente ofensivo que contava ainda com Nilmar e Daniel Carvalho. Passou depois por Figueirense e Sport Recife, tendo jogado nas duas últimas temporadas no Guangzhou, da China. Agora chega ao Nacional carregado de ambição e com grandes esperanças de sucesso.
Diego, porquê a opção pelo Nacional?
Diego: “É uma equipa que nos últimos anos tem feito bons campeonatos e por isso mesmo é um clube que se vem destacando não só em Portugal mas também na Europa. É um projecto aliciante onde o meu objectivo será fazer um bom campeonato e crescer junto com o Nacional.”
O Diego apareceu muito cedo na alta roda do futebol brasileiro...
“É verdade. Apareci com 17 anos, era muito novo ainda. Fiquei três anos, no Internacional, um clube grande, e depois tive outras experiências. Passei pelo Santos, Esporte, Figueirense, e nos últimos dois ano estive no futebol chinês. Agora, mais amadurecido, com um pouco mais de experiência, acredito que posso ajudar o Nacional e fazer um bom final de temporada.”
Olha-se para os jogadores oriundos do futebol chinês com alguma reserva, pois o campeonato não é considerado uma referência. Como é a experiência de jogar na China?
“Boa. Não só por ter jogado num campeonato diferente, mas também pela convivência com as pessoas. Foi uma experiência nova na minha vida, e embora não sendo fácil acabou por ser bom. Pouca gente conhece o futebol chinês, mas é um futebol muito competitivo, corrido. Tem muitos bons jogadores que estão a jogar na China mas infelizmente não têm a visibilidade de outros campeonatos, como o chinês ou o coreano. Mas é um futebol em crescimento e daqui a alguns anos vai aparecer.”
O Nacional aparece assim como uma boa oportunidade de ter mais visibilidade...
“Exacto! O Nacional é um clube que tem vindo a crescer nos últimos anos, fazendo bons campeonatos e classificando-se para as competições da UEFA, e acho que é uma boa vitrine. Por isso mesmo venho com o desejo de ajudar a equipa a fazer um bom campeonato pois isso também será bom para mim.”
Fale-nos do jogador Diego.
“Até pela estatura, que não é muito alta, o Diego é um jogador de movimentação. Não me dou parado lá na frente, gosto de vir de trás com a bola, fugindo à marcação e servindo os meus colegas que estão dentro da área.”
O que promete aos adeptos do Nacional?
“Muita garra, muita vontade de jogar. Sempre que estiver dentro de campo não me vai faltar a vontade de vencer e de apresentar um bom futebol.”
BI
Nome completo: Diego de Lima Barcellos
Data de nascimento: 5/4/1985
Local de nascimento: Porto Alegre-RS
Posição: avançado
Altura: 1,72 m
Peso: 63 kg
Clubes representados: Internacional, Santos, Figueirense, Sport Recife, Guangzhou (China).
In Site Oficial do Clube Desportivo Nacional