Redes Sociais

twitter facebook

Susana Ribeiro com recorde no Open de Espanha

Susana Ribeiro com recorde no Open de Espanha

Mensagempor admin em 03 dez 2019, 01:41

https://cdn.record.pt/images/2019-12/img_920x519$2019_12_02_19_42_53_1634209.jpg

A melhor prestação de sempre da tetracampeã nacional na primeira divisão europeia

Susana Ribeiro encerrou a época de 2019 com a sua melhor prestação de sempre em torneios do Ladies Europan Tour (LET), a primeira divisão do golfe profissional europeu feminino.

"Fiquei muito contente com a minha classificação, como deve imaginar, pois é o primeiro cut que faço no LET. Joguei este torneio no ano passado e na altura fiquei bastante longe de consegui-lo", disse a tetracampeã nacional à Tee Times Golf (teetimes.pt), em exclusivo para Record, após terminar o Open de Espanha no grupo das 32,ª classificadas, entre 96 participantes.

Susana Ribeiro viveu em 2019 a sua melhor época de sempre. Tal como Record Online deu conta na semana passada, conquistou pela quarta vez em cinco anos o Campeonato Nacional PGA Solverde, terminou o Santander Golf Tour (circuito profissional espanhol) no 7.º lugar do ranking e agora carimbou a sua melhor exibição de sempre entre a elite europeia.

"O ‘field’ estava forte", sublinhou a jogadora do Skip Golfe, referindo à lista de inscritas, que contou também com algumas jogadoras que já competiram no famoso LPGA Tour, o circuito da América do Norte, o mais poderoso do Mundo.

"Fico contente por ter terminado o ano desta forma. Foi o meu último torneio de 2019. A Escola de Qualificação do LET é em janeiro e vou ter algum tempo para prepará-la", referiu a portuguesa de 29 anos.

Susana Ribeiro passou o cut à vontade, com 2 pancadas de segurança sobre o limite, e terminou o Andalucía Costa del Sol Open de España, de 300 mil euros em prémios monetários, com um total de 290 pancadas, 2 acima do Par, após voltas de 73, 74, 70 e 73 ao Aloha Golf Club, em Marbella.

"Este ano sabia que tinha de ter um bom começo, ao contrário do ano passado que comecei logo com 5 acima do Par e andei sempre a correr atrás do resultado. E foi o que fiz. Estive muito regular e fiz muitos pares. Foi pena não ter feito mais birdies, mas os putts não quiseram nada comigo nos primeiros dias. Também é verdade que os greens são ondulados e rápidos e tive alguma dificuldade em adaptar-me à velocidade certa, mas mantive a calma nos momentos de maior pressão. Isso é uma das coisas em que tenho vindo a trabalhar e ainda tenho de melhorar bastante. Como o ‘field’ era muito forte, sabia que teria de fazer um bom resultado e não vacilar. Não poderia dar-me ao luxo de duplos e triplos como às vezes acontece", declarou a portuense residente em Belas.

E se era esse o objetivo, foi alcançado pois não sofreu nenhum duplo ou triplo. Sofreu 11 bogeys em quatro voltas, mas (quase) compensou-os com 9 birdies.

"Apesar de ter cometido alguns erros e de sem eles poder ter alcançado um top-10 – e isso será algo a apontar para o futuro –, o meu objetivo foi atingido, pois não ia com uma expectativa de classificação, queria fazer quatro boas voltas e foi o que fiz", salientou.

Susana Ribeiro agradeceu nas redes sociais à Real Federação Espanhola de Golfe o convite que lhe foi cedido pelo segundo ano seguido. Sem ele não teria sido possível jogar num evento desta importância.

Um trabalho de diplomacia que começou há alguns anos com a insistência de Manuel Agrellos [ex-presidente da FPG] junto da federação espanhola e que tem sido bem prosseguido pela própria jogadora, pela simpatia que sempre manifesta durante o evento, sobretudo no seu contacto com os amadores convidados da organização.

A embaixadora da TAP Air Portugal nos circuitos femininos de golfe sonha, no entanto, com uma altura em que não dependa de convites e possa jogar por direito próprio no LET. Daí que já pense na Escola de Qualificação, em janeiro, em Málaga, onde terá a companhia da compatriota e amiga Leonor Bessa.

"Não estou longe de conseguir o nível que quero, mas tenho de preparar bem a Escola para estar em mais torneios e não só neste Open de Espanha. No início da semana, observando a concorrência, comecei mais duvidosa, o que é habitual em mim. Mas ao longo da semana, como fui vendo o meu jogo a evoluir, e olhando agora para trás, numa perspetiva geral destes quatro dias, penso que não estou muito longe de conseguir estar lá e de jogar ao mais alto nível. É uma conclusão que posso tirar", disse.

Da mesma opinião é Nelson Cavalheiro, um dos melhores treinadores portugueses, que desde setembro deste ano é o novo presidente da PGA de Portugal.

"Esta semana estive no Open de Espanha feminino, a acompanhar (e no saco) a Susana Ribeiro. Susana, a tua performance esta semana não me deixa dúvidas de que o teu lugar é no LET. Parabéns ao Nuno Campino (treinador da jogadora) pelo trabalho que fazem em conjunto. Temos, de facto, bons profissionais treinadores e jogadores portugueses", escreveu nas redes sociais Nelson Cavalheiro, que chamou a tetracampeã nacional para fazer parte da sua lista vencedora à Direção da PGA de Portugal e agora fez de ‘caddie’ da sua diretora.

Resta dizer que Susana Ribeiro beneficiou de um bom campo e de uma meteorologia clemente no Aloha Golf Club:

"O campo estava em excelentes condições, como é habitual nos torneios do LET. Os greens estavam bastante rápidos e o campo, por situar-se em Marbella, estava bastante seco, apesar de ter chovido um pouco na semana anterior. Não havia nenhuma falha (nos fairways), tanto que nem foi possível colocar a bolas, por nem ser necessário. É um traçado um pouco acidentado, com muitas subidas e descidas, forçando-me muitas vezes a jogar com os pés em ‘lies’ irregulares, mas é algo a que estou habituada nos campos onde treino. O tempo esteve bastante bom, com dias de verão. Não estava à espera, não estava preparada, e nem levei calções, Nunca pensei que estivesse tão bom".

Hugo Ribeiro / Tee Times Golf em exclusivo para Record
Por Hugo Ribeiro
admin
Administrador
Administrador

Registado: 21 set 2011, 22:13

{ SO_SELECT }

{ SHARE_ON_FACEBOOK } Facebook { SHARE_ON_TWITTER } Twitter { SHARE_ON_ORKUT } Orkut { SHARE_ON_MYSPACE } MySpace

Voltar para Outras Modalidades

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante