Redes Sociais

twitter facebook

Comité Paralímpico celebra 10 anos

http://i65.tinypic.com/15ri0qx.jpg

Comité Paralímpico celebra 10 anos

Mensagempor admin em 27 set 2018, 00:49

https://static.globalnoticias.pt/oj/image.aspx?brand=OJ&type=generate&name=original&id=9913879&w=735&h=490&t=20180926224200

Comité Paralímpico celebra 10 anos com apelo à renovação e à igualdade de género

Presidente do Comité Paralímpico de Portugal considera que a renovação e a igualdade de género são os grandes desafios do futuro.

O presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) considerou esta quarta-feira, no 10º aniversário do organismo, que a renovação e a igualdade de género, aliados à equiparação com o movimento olímpico, são os grandes desafios do futuro.

"Temos conseguido resultados muito significativos, e isso é, naturalmente, um motivo de orgulho que nos impele a trabalhar", disse José Lourenço, alertando para a necessidade de o movimento trabalhar "na renovação dos atletas e na igualdade de género, pois ainda há poucas mulheres a praticarem desporto adaptado".

As preocupações do presidente do CPP foram corroboradas pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que destacou a necessidade de "levar mais gente com deficiência para a prática desportiva e de trazer para Portugal mais modalidade paralímpicas".

O ministro enalteceu o trabalho "de convergência que tem sido realizado pelo CPP e pelas federações" e lembrou também o papel do poder político, destacando o aumento de 80% do valor do contrato-programa para os Jogos Tóquio'2020 em relação aos Jogos Rio'2016.

O presidente do CPP referiu que nestes 10 anos o organismo "percorreu um caminho enorme, que só foi conseguido com o trabalho de muitos atletas, treinadores, responsáveis e parceiros".

José Lourenço destacou o trabalho que tem sido feito pelas federações de modalidade "na inclusão dos atletas paralímpicos" e considerou que esta junção "acrescenta ainda mais responsabilidade ao movimento paralímpico".

Admitindo que a equiparação plena entre os atletas olímpicos e paralímpicos é um "caminho que está a ser feito", José Lourenço destacou a evolução do valor do contrato-programa que subiu dos 3,8 para os 6,9 milhões de euros dos Jogos Rio'2016 para os Jogos Tóquio'2020.

O presidente do Comité Paralímpico de Portugal defendeu a equiparação das bolsas de preparação atribuídas aos atletas olímpicos e paralímpicos, reconhecendo que o caminho está a ser feito, embora "nem sempre à velocidade que todos desejam".

Humberto Santos, que durante oito anos presidiu ao CPP e antes liderou a comissão instaladora, afirmou que "só os resultados desportivos de excelência conseguidos pelos atletas têm permitido captar as atenções".

Criado em setembro de 2008, o CPP é membro do Comité Paralímpico Internacional (IPC), e foi o responsável pela gestão dos projetos paralímpicos Londres'2012 e Rio'2016.

O contrato-programa de preparação para os Jogos Tóquio'2020 celebrado entre o CPP e governo tem um valor de 6,9 milhões de euros, verba que supera em 3,1 milhões a disponibilizada para os Jogos Londres'2012.

In O Jogo
http://i68.tinypic.com/hs7r6p.jpg
Avatar do Utilizador
admin
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 213421
Registado: 21 set 2011, 23:13

{ SO_SELECT }

{ SHARE_ON_FACEBOOK } Facebook { SHARE_ON_TWITTER } Twitter { SHARE_ON_ORKUT } Orkut { SHARE_ON_MYSPACE } MySpace

Voltar para Desporto Adaptado

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante