Redes Sociais

twitter facebook

Defender o que é nosso: Portugal está no Euro!!!

Defender o que é nosso: Portugal está no Euro!!!

Mensagempor admin em 18 nov 2019, 00:23

https://www.zerozero.pt/wimg/n268515b/defender-o-que-e-nosso-portugal-esta-no-euro-.jpg

Portugal foi ao Luxemburgo abrir a porta do Campeonato da Europa do próximo ano. Num jogo bem complicado, Portugal venceu o Luxemburgo (0x2) graças a um rasgo de génio de Bernardo Silva, que assistiu Bruno Fernandes, e do suspeito do costume: CR99! O campeão europeu reforça assim os seus números no século XXI, com a 11ª presença em grandes competições (Europeus e Mundiais). Relativamente a Campeonatos da Europa, esta é a oitava presença da história. Vitamina B para evitar a ansiedade Para quem achava que ia ser fácil... nada mais errado. É certo que a vitória folgada frente à Lituânia (6x0) reforçou a confiança portuguesa para o último encontro da fase de grupos de qualificação para o Euro 2020, no Luxemburgo, mas isso de pouco servia para enfrentar uma seleção igualmente muito motivada para fazer história.

Juntando Europeu e Mundial, esta é a 11.ª presença consecutiva de Portugal numa fase final – uma vez mais, só a Alemanha e a França têm mais

Embora sem qualquer hipótese de qualificação, o conjunto do Grão-Ducado partia para este desafio com a consciência de que roubar o apuramento direto para o Europeu ao campeão da Europa seria um feito assinalável. E para evitar surpresas, Fernando Santos refrescou a equipa. Uma mudança cirúrgica em cada um dos três setores, com particular destaque para a titularidade de Danilo Pereira, que deu mais músculo ao meio-campo de Portugal, sem abdicar das duas unidades mais ofensivas - André Silva ocupou o lugar de Paciência ao lado de Cristiano Ronaldo. Num relvado em muito mau estado, um autêntico batatal no dialeto futebolístico, o Luxemburgo, mesmo com menos bola, conseguiu limitar a manobra ofensiva de Portugal e causar mesmo alguns calafrios à equipa das quinas. Deville, Turpel, Vincent Thill e Gerson mostraram muita qualidade no ataque do conjunto luxemburguês e, se não fosse o acerto da dupla de centrais (Fonte e Rúben Dias), o Luxemburgo podia muito bem ter feito o 1x0. A questão do piso do estádio Josy Barthel ajuda a explicar algumas dificuldades sentidas no primeiro tempo, mas não é tudo. Portugal esteve muito previsível, a procurar Ronaldo em demasia, e seria num grande lance entre Bernardo Silva e Bruno Fernandes que o resultado se desbloquearia - passe mágico para finalização fria do capitão do Sporting, aos 39 minutos.

Saber lidar com o perigo e ter paciência para o... 99 O jogo manteve-se na mesma toada na segunda parte. O Luxemburgo não acusou a desvantagem no marcador e voltou a criar lances de algum perigo junto à baliza de Patrício. A entrada de Moutinho teve como objetivo dar alguma paciência para gerir a vantagem preciosa - a Sérvia não dava a qualificação como perdia e vencia a Ucrânia (os sérvios ainda sofreram o empate em cima do apito final).

Portugal em Europeus: 1984 Meias-finais 1996 Quartos de final 2000 Meias-finais 2004 Finalista 2008 Quartos de final 2012 Meias-finais 2016 Campeão 2020 ?

Depois de mais alguns calafrios, a tranquilidade para Portugal surgiu a cinco minutos do final da partida. E adivinhem por quem? Cristiano Ronaldo! O capitão da Seleção Nacional apontou o 99.º golo ao serviço da equipa das quinas e descansou os milhares de adeptos presentes do Josy Barthel. Nota para a excelente imagem deixada pelo Luxemburgo nesta partida, a mostrar que este Luxemburgo nada tem a ver com aquele do passado, que apresentava sempre muitas dificuldades para lidar com adversários do topo da Europa. Contas feitas, Portugal está no Euro 2020 e vai defender o título no Campeonato da Europa que vai ser disputado em várias cidades europeias. Custou, mas está feito! Ver também Pantufas de Bernardo são todo-o-terreno, mas poucos mais tiveram tração

Lances Capitais
39´GOLO Portugal!
Bruno Fernandes marca Bruno Fernandes marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
86´GOLO Portugal!
Cristiano Ronaldo marca Cristiano Ronaldo marca o seu 11º golo na prova (8 jogos)

A Chave
Minuto 39: Passe magistral de Bernardo, ainda no meio-campo de Portugal, com Bruno Fernandes a surgir nas costas da defesa contrária, a dominar muito bem e a atirar para o primeiro.

O Árbitro
Gil Manzano teve dificuldades para manter o critério. Mostrou alguns amarelos aos jogadores luxemburgueses com relativa facilidade, o mesmo não aconteceu por exemplo com Danilo, ainda na primeira parte, num lance em que o médio poderia ter visto o amarelo. E nem falta foi assinalada.

O Melhor Orgulho da comunidade portuguesa
Jogo de emoções fortes para a comunidade portuguesa presente no Grão-Ducado. Num estádio com capacidade apenas para oito mil espectadores, cerca de dois terços, ou talvez mais, esteve no apoio a Portugal. Um dia especial para os emigrantes lusos.

O Pior Estado do relvado
Num jogo desta dimensão, ainda por cima decisivo para as contas de qualificação de uma das equipas, é incompreensível como é que a UEFA autorizou um jogo num 'relvado' destes. A falta de outras soluções forçou essa decisão, mas mesmo assim..

Sabia que...by playmaker stats
Portugal utilizou 26 jogadores nesta fase de qualificação, com 2 a jogar todos os minutos; Rui Patrício e Rúben Dias
Resumo de Portugal na fase de qualificação: 8 jogos, 5 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 22 golos marcados, 5 golos sofridos
Portugal em Europeus:
1984 Meias-finais
1996 Quartos de final
2000 Meias-finais
2004 Finalista
2008 Quartos de final
2012 Meias-finais
2016 Campeão
2020 ?
5.ª qualificação consecutiva de Fernando Santos para fases finais (2 pela Grécia, 3 por Portugal)
Juntando Europeu e Mundial, esta é a 11.ª presença consecutiva de Portugal numa fase final ? uma vez mais, só a Alemanha e a França têm mais
7 presenças consecutivas: só a Alemanha (13) e a França (8) participam nos Europeus há mais tempo
8.ª presença de Portugal em Campeonatos da Europa, a 7.ª consecutiva

Texto retirado do zerozero.pt
Avatar do Utilizador
admin
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 228570
Registado: 21 set 2011, 22:13

{ SO_SELECT }

{ SHARE_ON_FACEBOOK } Facebook { SHARE_ON_TWITTER } Twitter { SHARE_ON_ORKUT } Orkut { SHARE_ON_MYSPACE } MySpace

Voltar para Selecção AA

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante