Redes Sociais

twitter facebook

Primeira escolha do draft americano é um português

Imagem

Primeira escolha do draft americano é um português

Mensagempor admin em 20 jan 2018, 00:43

http://www.maisfutebol.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/5a6233e10cf240bdece1de8d/1024.jpg

Primeira escolha do draft americano é um português: quem é João Moutinho?

A história do miúdo que o Sporting não quis e que agora brilha no futebol da MLS

É algo absolutamente inédito: um português foi eleito a primeira escolha do draft nos Estados Unidos. Chama-se João Moutinho, tem 20 anos e foi formado no Sporting.

Quando o draft abriu, nesta sexta-feira, o português já estava avaliado como provável primeira escolha. Os Los Angeles FC não surpreenderam e escolheram mesmo João Moutinho para fazer parte da equipa profissional na próxima época, e para disputar a Major League Soccer.

Para quem está menos familiarizado com o processo, é bom referir que nos Estados Unidos todos os desportos profissionais – basquetebol, futebol americano, basebol, futebol – têm um draft: é basicamente uma escolha dos 60 melhores jovens saídos das faculdades pelas várias equipas, sendo que as equipas menos bem posicionados na última época têm as primeiras escolhas.

Ora os Los Angeles FC estreiam-se este ano na MLS, ficaram por isso com a primeira escolha e elegeram João Moutinho.

Mas quem é afinal João Moutinho?

Antes de mais convém referir que foi formado no Sporting, mas muito pouco utilizado. Em dois anos de juniores, aliás, só fez cinco jogos, pelo que acabou por ser emprestado ao Sacavenense.



http://www.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/5a6230b60cf202387f93d32a/

Foi nessa altura que Tasslim Suahele, o CEO da Next Level, apareceu na vida dele.

A Next Level, refira-se, é um projeto que tem por objetivo levar jovens portugueses para as universidades americanas, nas quais os jogadores podem continuar a jogar e a estudar.

«Nós não tirámos o João Moutinho do Sporting. A nossa filosofia não é tirar jogadores aos clubes. Nós fizemos um protocolo com o Sporting, segundo o qual todos os jogadores que estão a estudar e não interessam ao clube para assinar contrato profissional, têm esta abertura para ir para os Estados Unidos», conta Tasslim Sualehe ao Maisfutebol.

Tasslim Sualehe conta o exemplo de outro miúdo, Vicente Mateus, que foi formado no Sporting, mas na passagem de juvenil para júnior decidiu abandonar o clube, porque não queria deixar de estudar no colégio que frequentava: o Sporting obrigava-o a estudar à noite para ter treinos de manhã.

Por isso entrou no programa da Next Level e está esta época a ser preparado, com treinos fora do horário diurno, para no próximo ano seguir para uma universidade norte americana.

Nesta altura, aliás, há 48 jovens portugueses em universidades americanas ao abrigo deste projeto.

«Para entrar neste programa é necessário não ter contrato profissional e estar a estudar. O João Moutinho, por exemplo, nunca deixou de estudar. Conclui cá o 12º ano. O Sporting não quis fazer contrato com ele, por isso nós apresentámo-lo às universidades americanas.»

http://www.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/5a6230b60cf26606e899be6e/

A partir daí, conta, a Universidade de Akron, no Ohio, interessou-se pelo jogador, mandou dois treinadores vê-lo a jogar, gostaram dele e convidaram-nos a juntar-se à equipa de futebol.

«Nós vimos logo que ele tem talento. Um jogador formado no Sporting, um clube no qual a concorrência é enorme, tem de ter talento. Só não jogou mais porque à frente dele tinha o Abdou Conté, que é um lateral esquerdo de enorme qualidade, que já está na equipa B do Sporting.»

A prova disso é que João Moutinho teve enorme impacto nos Estados Unidos. Ajudou a levar a Universidade de Akron às meias-finais do campeonato universitário, foi escolhido para a Geração Adidas e entrou no Combine, a iniciativa que escolhe os 60 melhores atletas das universidades.

Nos treinos realizados pela MLS para o Combine, durante quatro meses, João Moutinho foi adaptado a central, ele que é um lateral esquerdo de raíz, e ficou posicionado em primeiro lugar. O que indicou que podia ser a primeira escolha do draft, como veio a acontecer.

«Ele há quatro meses que está a ter uma exposição enorme nos Estados Unidos. Toda a gente fala dele. A escolha número do draft é a conclusão deste processo. É igualzinho ao que acontece na NBA, por exemplo, em que a primeira escolha se torna logo uma figura, embora o basquetebol tenha uma projeção mediática muito maior que o futebol, obviamente.»

Na próxima época, no Los Angeles FC, João Moutinho vai tornar-se jogador profissional, embora continua a estudar na universidade online, para acabar o curso. Vai também ser treinado por Bob Bradley e vai ser colega, por exemplo, do mexicano Carlos Vela.

In Mais Futebol
http://upimagens.com/di/JTTA/13090357_159417107789746_613020109_n.jpg
Avatar do Utilizador
admin
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 170798
Registado: 21 set 2011, 22:13

{ SO_SELECT }

{ SHARE_ON_FACEBOOK } Facebook { SHARE_ON_TWITTER } Twitter { SHARE_ON_ORKUT } Orkut { SHARE_ON_MYSPACE } MySpace

JOÃO MOUTINHO: DO SPORTING PARA N.º 1 DO DRAFT NA MLS

Mensagempor admin em 20 jan 2018, 13:52

https://www.abola.pt//img/fotos/ABOLA2015/FOTOSDR/2017/joaomoutinhoLAFC.jpg

É português o número 1 do draft - escolha dos melhores jovens das faculdades pelas equipas, - da próxima Major League Soccer (MLS).

Com os Los Angeles FC, equipa que este ano se estreia na MLS, a terem a primeira escolha, o eleito foi João Moutinho, lateral-esquerdo de 20 anos da Universidade de Akron, Ohio.

«É uma montanha-russa de emoções. Ser a primeira escolha entre um grande grupo de jogadores é uma honra para mim», disse o jogador formado nas escolas do Sporting.

Depois de aderir à Next Level - projeto que visa levar jovens portugueses para as universidades norte-americanas, sendo que podem continuar a jogar e a estudar - João Moutinho foi, em janeiro de 2017, para Akron, onde jogou no Akron Zips. E, com três golos e cinco assistências em 24 jogos, despertou a cobiça.

In A Bola
http://upimagens.com/di/JTTA/13090357_159417107789746_613020109_n.jpg
Avatar do Utilizador
admin
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 170798
Registado: 21 set 2011, 22:13


Voltar para Outras Ligas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron